Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni), criado pelo Ministério da Educação – MEC, oferece bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições de ensino privadas para aqueles que sonham em cursar o ensino superior, porém não têm condições de arcar com o valor das mensalidades.

Economizar com estudos

O QUE É PROUNI

O Prouni é um programa de iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos parciais de 50% e bolsas integrais de 100% em faculdades particulares cadastradas, e há mais de 10 anos vem ajudando estudantes de baixa renda a entrarem no mundo acadêmico para fazerem sua primeira graduação em cursos presenciais ou a distância (EAD).

O Prouni acontece duas vezes por ano: a primeira, considerando o primeiro semestre, tem inscrições nos últimos dias de janeiro ou começo de fevereiro, enquanto a inscrição do segundo semestre acontece em meados do mês de maio e junho. O programa de concessão de bolsas de estudo quer atingir alunos que tenham completado o ensino médio exclusivamente em escolas públicas ou em particulares com a condição de serem bolsistas.

Depoimentos de Alunos
Foto depoimento
Maiara Nogueira da Silva

"Atribuo o meu sucesso acadêmico e futuramente profissional também ao ProUni, pois conseguir a bolsa é um passo, mas mantê-la requer dedicação e empenho."

Foto depoimento
Rafael da Silva Alves

“O ProUni mudou a minha vida, sem ele não teria condições de cursar o ensino superior.”

Foto depoimento
Lucia Aparecida de Jesus Oliveira

“Quando terminei o Ensino Médio, não tinha expectativa de entrar na faculdade. Passados 15 anos, surgiu a oportunidade do ProUni. Hoje estou no 4º semestre de Direito realizando um sonho.”

Rapaz fazendo anotação

Prouni: inscrição

Em primeiro lugar, antes de pesquisar sobre faculdades e pensar na bolsa Prouni, deve-se ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior da solicitação. A média de todas as competências do exame — matemática, ciências humanas, linguagens e ciências da natureza — deve ser superior ou igual a 450 pontos, além de não poder zerar na nota da redação.

A inscrição Prouni deve ser feita pelo site oficial do programa, registrando seu CPF, número de inscrição do Enem e a senha cadastrada no site do Ministério da Educação – MEC. Podem ser escolhidas até duas opções de curso na sua área de especialidade em uma ou mais instituições, além da escolha do tipo de bolsa. Para escolher bolsa parcial, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Enquanto para pedir bolsa integral o candidato deve ter renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Professores da rede pública também podem solicitar a bolsa do Prouni para cursos de licenciatura, bacharelado e pedagogia. Neste caso, não é preciso comprovação de renda, o professor apenas precisa fazer parte do quadro permanente da instituição e ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem do ano interior, sem ter zerado a redação.

NOSSAS INSTITUIÇÕES

DÚVIDAS SOBRE O ENEM? FALE COM A GENTE!

3003-1189 / CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS

0800-721-5844 / DEMAIS LOCALIDADES