Prouni: inscrição
Em primeiro lugar, antes de pesquisar sobre faculdades e pensar na bolsa Prouni, deve-se ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior da solicitação. A média de todas as competências do exame — matemática, ciências humanas, linguagens e ciências da natureza — deve ser superior ou igual a 450 pontos, além de não poder zerar na nota da redação.
A inscrição Prouni deve ser feita pelo site oficial do programa, registrando seu CPF, número de inscrição do Enem e a senha cadastrada no site do Ministério da Educação – MEC. Podem ser escolhidas até duas opções de curso na sua área de especialidade em uma ou mais instituições, além da escolha do tipo de bolsa. Para escolher bolsa parcial, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Enquanto para pedir bolsa integral o candidato deve ter renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
Professores da rede pública também podem solicitar a bolsa do Prouni para cursos de licenciatura, bacharelado e pedagogia. Neste caso, não é preciso comprovação de renda, o professor apenas precisa fazer parte do quadro permanente da instituição e ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem do ano interior, sem ter zerado a redação.