Sobre o curso de Serviço Social
Se você é aquele tipo de pessoa que sente profunda empatia pelo próximo e fica angustiado com as desigualdades sociais e a injustiça, o curso de Serviço Social pode fazer a sua cabeça. Essa profissão reconhecida nacionalmente forma os assistentes sociais, que atuam em instituições que acolhem, direcionam e atendem pessoas com algum tipo de necessidade.
Para isso, o estudante que cursa e aproveita a bolsa em Serviço Social tem uma formação ampla e aprofundada em certas questões que afetam o Brasil. Ele aprenderá sobre as raízes da desigualdade social, racismo, violência de gênero, economia, entre outros pontos essenciais para ter uma visão apurada em cada caso.
O curso é ideal para aqueles que gostam de lidar com pessoas de forma coletiva, visando a melhoria da situação social como um todo. Diante das mudanças que o Brasil tem sofrido nos últimos anos, essa será uma profissão imprescindível para o bem-estar de todos.
Modalidade EAD
Tenha todo o conteúdo do seu curso na palma da mão! Com a modalidade EAD, você pode acessar o ambiente virtual de aprendizagem sempre que quiser, quantas vezes precisar e de onde estiver. O ensino a distância privilegia você que quer escolher o melhor momento para estudar. Saiba mais sobre a modalidade, aqui, no Enem Brasil.
Mercado de trabalho
Os graduados em Serviço Social têm ótimas oportunidade na área pública, justamente porque esses espaços precisam de seu conhecimento. O profissional pode, por exemplo, ajudar na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas voltadas às minorias. Em processos de adoção ou maus-tratos de crianças, o assistente social também é fundamental para a solução de cada caso – em um trabalho interdisciplinar que visa garantir o melhor destino para a criança ou o adolescente afetado.
Mas as empresas privadas também recebem esses profissionais de braços abertos, especialmente as do terceiro setor, conhecidas como Organizações Não Governamentais. Também é possível auxiliar em programas de treinamento para funcionários, por exemplo.
Questões de exclusão social, saúde e educação são marcantes nas atividades exercidas dentro do Serviço Social. No âmbito da justiça, os abrigos para menores e penitenciárias também precisam dos conhecimentos profissionais dessa área. Creches, hospitais e ambulatórios são outras instituições onde o assistente social pode atuar. E, certamente, prestar um concurso público garante a estabilidade desejada por muitos.
Como se pode perceber, essa é uma profissão que passa por várias esferas do cotidiano – e se mostra muito necessária a um país em desenvolvimento como o Brasil. Por isso, aproveite a bolsa em Serviço Social e ingresse na profissão.