Sobre o curso de Gestão Hospitalar
Se existe fascínio pela área de saúde, mas também por atividades administrativas, então saiba que há um curso universitário justamente para este caso: Gestão Hospitalar. O hospital opera como qualquer outra empresa. No entanto, ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e o seu “produto” é a saúde das pessoas. O curso de Gestão Hospitalar tem como objetivo oferecer um aprendizado administrativo, mas com vivência na área de saúde para os seus estudantes. Desta forma, os graduandos podem atuar em contabilidade, recursos humanos, controle de compras, vendas, custos, materiais e estoque, marketing, logística e em outros setores que apresentam administração em um hospital.
A matriz do curso apresenta uma metodologia diferenciada: conta com muita interdisciplinaridade e comunicação entre as áreas. Sem falar que as aulas são focadas tanto em teoria quanto em prática. Além disso, conta com disciplinas que exploram a organização, planejamento e gerenciamento, lembrando que tudo sempre voltado para a área da saúde. O curso ainda prioriza a pesquisa científica, o que permite a esse profissional ter conhecimentos técnicos, éticos e humanísticos.
Mercado de trabalho
O profissional formado em Gestão Hospitalar se tornará um gestor hospitalar. É importante ressaltar que este profissional geralmente precisa encarar 3 desafios: desenvolvimento tecnológico, gestão do corpo clínico e relação de custo e benefício deles.
Estas 3 áreas podem ser encontradas em diversos locais. Hospitais públicos ou privados são uma opção. Além disso, laboratórios de análises clínicas, ambulatórios e clínicas médicas são outras. E não para por aí. Spas, casas de repousos e outras companhias que prestam serviços de saúde também são possibilidades nesse campo. É importante ressaltar que o gestor hospitalar ainda pode gerenciar o seu próprio negócio na área de saúde, para isso, aproveite uma bolsa em Gestão Hospitalar e inicie sua carreira!